Site já cadastrou quase 650 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos em todo o país
Fotos: Rafael Zart/MDS
Brasília – Você sabe encontrar a feira orgânica mais próxima da sua casa? Para ajudar as pessoas que estão em busca de um alimento saudável com um preço mais acessível , o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumir (Idec) aprimorou o site e o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é um dos parceiros do instituto na iniciativa.
O lançamento da nova versão do site ocorreu na tarde desta quarta-feira (13) na tenda Alimentação Saudável. O espaço, organizado pelo MDS e parceiros, integra a programação do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que vai até sexta-feira (15) na capital federal.
O novo site oferece melhores escolhas alimentares e encurta o caminho entre o agricultor familiar e o consumidor. São quase 650 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos cadastrados em todo o país. Todos são identificados com a ajuda da geolocalização. É possível, por exemplo, traçar rotas para chegar ao local escolhido.
“O site ficou melhor para quem acessa do celular ou do tablet. A gente também ampliou os conteúdos. Agora temos uma aba com receitas de produtos das feiras orgânicas e também conteúdo como cartilhas, documentos e legislações sobre produtos orgânicos e alimentação saudável na nossa aba de biblioteca”, explicou a pesquisadora em alimentos do Idec, Mariana Garcia.
A pesquisadora destaca que o site é colaborativo – quanto mais as pessoas participarem melhor e mais abrangência terá a ferramenta.
A zootecnista Cellyneude Fernandes, 36 anos, ainda não conhecia o Mapa de Feiras Orgânicas. Ela está participando das atividades na tenda Alimentação Saudável para ajudar o filho Pedro, de 7 anos, nos trabalhos da feira de ciências da escola dele. Para Cellyneude, o aplicativo é uma ótima ideia para quem está buscando uma alimentação mais saudável e de qualidade.
“Chegando aqui vi o quanto a gente precisa avançar na questão da alimentação saudável. Na oficina, a gente teve a possibilidade de conhecer o funcionamento do site e ver que podemos colaborar. A gente tem muita receita para compartilhar”.
Acessado em: http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2017/setembro/plataforma-do-idec-localiza-as-feiras-organicas-mais-proximas-da-sua-casa