Um grande obstáculo para o crescimento do mercado orgânico e sustentável no Brasil é a falta de integração e de publicidade. Muitas pessoas têm dificuldade de mudar seus hábitos de consumo por não conhecer feiras orgânicas, restaurantes naturais ou hortas comunitárias próximas de sua residência.
Essa realidade começa a mudar com iniciativas como a do recém-lançado aplicativo de celular Responsa. Disponível apenas para Android, por enquanto, o app compila várias bases de dados em único mapa com iniciativas de consumo responsável por todo o país.
Com ele, é possível localizar lojas e feiras da economia solidária e do comércio justo; grupos de produtores da economia solidária; grupos de consumo responsável; experiências de educação alimentar e nutricional; experiências e pesquisas em agroecologia; hortas comunitárias e restaurantes que utilizam ingredientes orgânicos em seus cardápios.
Criado e desenvolvido em parceria entre o Instituto Kairós e a Cooperativa EITA, o Responsa utiliza os serviços de localização não apenas para mostrar dados, mas também para que os usuários marquem encontros e indiquem novos pontos que ainda não estejam mapeados.
Nas buscas, há filtros por tipo de local (restaurante, feira, etc) ou município. Com o GPS ligado, o aplicativo ainda alerta ao usuário sobre iniciativas de consumo responsável mais próximas de onde ele estiver.
O Responsa possui ainda um espaço em que as pessoas podem compartilhar com outros usuários do aplicativo suas dúvidas e dicas sobre como consumir de maneira responsável. Nele, é possível trocar receitas para limpeza ecológica, formas de cozinhar com menos desperdício, dicas para economizar água ao fazer faxina ou para substituir refrigerante por sucos naturais para os filhos, entre outras possibilidades.
Fonte: Metrópoles