No dia 19 de dezembro, tivemos a felicidade de saber da decisão da Fundação Mozilla em adotar o protocolo Matrix.org como base para sua infra-estrutura de comunicação instantânea.
Há 3 anos fizemos a mesma escolha para definir a base da solução RIOS. Vinícius Brand, responsável pelo desenvolvimento da plataforma RIOS acredita que “o Matrix apresenta o equilíbrio entre robustez e flexibilidade, além de ser baseado na filosofia na construção de redes federadas, pré-requisito fundamental para que pudéssemos transformar o nosso sonho de fazer o RIOS em uma realidade.”.
Segundo a postagem do Mozilla, o “(…) Matrix tem se destacado como uma excelente ferramenta de colaboração e de comunicação, com apoio robusto para acessibilidade e segurança da comunidade, o que dá maior soberania e autonomia às/aos usuárias/os, times e comunidades que fazem parte do Mozilla.”.
Ainda neste anúncio público, de 19 de dezembro de 2019, a Fundação Monzilla afirma aspectos importantes do ponto de vista da segurança. Após um intenso processo de seleção do mecanismo e protocolo de mensageria instantânea, concluíram que o Matrix “oferece às pessoas a oportunidade de levantarem seus próprios escudos nos seus próprios termos, além de permitir a saúde geral e segurança para a comunidade.”.
O comunicado reforça que Matrix ficou em primeiro lugar dentre os três principais critérios usados pelo Mozilla: “(…) é um alívio muito grande o fato de que não fomos forçados a fazer uma escolha entre segurança da comunidade, apoio dos desenvolvedores e acessibilidade, e isso é uma comprovação ao trabalho duro que o time do Matrix tem feito para conseguir se destacar nos três critérios.”.
A notícia foi recebida com euforia pela comunidade do Matrix. No mesmo dia 19 de dezembro, o coordenador geral do time Matrix, Matthew, postou uma mensagem de boas vindas ao Mozilla e conclui com uma afirmação que muito nos animou aqui na EITA:
“Um de nossos projetos mais importantes agora é melhorar a experiência de primeiro uso da/do usuária/o, ou seja, fazer a experiência de usuária/o o mais polida e previsível possível, especialmente para primeiras/os usuárias/os. (…) Teremos muitas melhorias por causa de todos os feedbacks que tivemos do Mozilla enquanto faziam a análise das possibilidades, e as teremos no ar já no início do ano! (…) Estamos absolutamente determinados que o cliente “riot” terá uma experiência de usuária/o igual ou melhor do que aplicativos como Slack ou Discord. (…) Estamos contratando novas/os designers para trabalhar na experiência e interface de usuárias/os, para mudar o paradigma de nosso foco em ‘desenvolvedoras/es’ para o de ‘design'”.
Isso nos garante uma coisa: Vai ter muita novidade para todas na interface do RIOS em 2020! A equipe da EITA está tão ansiosa quanto quem usa a plataforma para ver o que vem aí.
Vinícius afirma ainda que “a EITA já participa ativamente da comunidade Matrix e Riot, e continuará fazendo suas contribuições para esta vibrante comunidade, que promete melhorar cada dia mais a experiência de quem usa o RIOS”.
Que venha 2020!