App ajuda a encontrar feiras e restaurantes orgânicos

Fonte: http://pernambuco.ig.com.br/tecnologia/2016/app-ajuda-encontrar-feiras-e-restaurantes-organicos

Ideia é estimular a comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar

Reprodução

Aplicativo funciona em todo o Brasil e permite filtro por tipo de local ou município | Reprodução

Foi lançado no Brasil um aplicativo que reúne em um só mapa restaurantes, feiras, hortas comunitárias e grupos de consumo responsável de alimentos orgânicos. Criado e desenvolvido em parceria entre o Instituto Kairós e a Cooperativa EITA, o Responsa é gratuito e permite que consumidores e profissionais possam encontrar produtos e experiências educativas pelo GPS.

A ideia é estimular a comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar, aproximando o público através de relações que podem ser mais curtas, transparentes e sustentáveis.

 

“Queremos que qualquer pessoa possa encontrar, perto de sua casa, escritório, ou até durante uma viagem, um restaurante que utilize ingredientes orgânicos, uma feira ou uma loja na qual possa encontrar produtos agroecológicos”, explica a coordenadora de projetos do Instituto Kairós, Juliana Gonçalves.

Com interface amigável, o aplicativo funciona em todo o Brasil e permite filtro por tipo de local ou município, e unifica um extenso banco de dados que inclui, já no seu lançamento, mais de três mil iniciativas ligadas ao consumo responsável de alimentos.

O serviço possui ainda um espaço em que as pessoas podem facilmente compartilhar, com outros usuários, suas dúvidas e dicas sobre como consumir de maneira responsável. Nele, é possível trocar receitas para limpeza ecológica, formas de cozinhar com menos desperdício, dicas para economizar água ao fazer faxina, entre outras possibilidades.

Deixe um comentário