Aplicativo parecido com o Waze ajuda o usuário a encontrar restaurantes e feiras orgânicas nas proximidades

Fonte: http://33giga.com.br/aplicativo-parecido-com-o-waze-ajuda-o-usuario-a-encontrar-restaurantes-e-feitas-organicas-nas-proximidades/

Foi lançado hoje o Responsa, um aplicativo que reúne em um só mapa vários restaurantes, feiras, hortas comunitárias, grupos de consumo responsável e outras experiências de agroecologia tendo todos em comum o trabalho com ingredientes orgânicos e produtos veganos. Criado e desenvolvido em parceria entre o Instituto Kairós e a Cooperativa EITA, o aplicativo gratuito tem como objetivo estimular a comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar.

Iniciativas mapeadas pelo Responsa:

– Feiras orgânicas e da agricultura familiar

– Lojas e feiras da economia solidária e do comércio justo

– Grupos de produtores da economia solidária

– Grupos de consumo responsável

– Experiências de educação alimentar e nutricional

– Experiências e pesquisas em agroecologia

– Hortas comunitárias

– Restaurantes que utilizam ingredientes orgânicos em seus cardápios (inicialmente apenas na cidade de São Paulo)

 

Com uma interface amigável, a plataforma disponível para Android quer conectar – com ajuda do GPS – consumidores e produtores que procuram produtos, serviços e experiências orgânicas. Com isso, eles podem marcar encontros, adicionar novos pontos ainda não mapeados e receber notificações de iniciativas próximas a sua localização. O aplicativo funciona em todo o Brasil e permite que o usuário filtre sua busca por tipo de local (restaurante, feira, horta) ou município. Até o momento, o Responsa já tem 3.000 iniciativas cadastradas em seu banco de dados.

O Responsa possui ainda um espaço no qual os usuários podem compartilhar suas dúvidas e dicas sobre consumo responsável. Nele, é possível trocar receitas para limpeza ecológica, formas de cozinhar com menos desperdício, dicas para economizar água ao fazer faxina ou para substituir refrigerante por sucos naturais para os filhos, entre outras possibilidades.

Deixe um comentário