Alimentação consciente: hoje tem dica de app e de curso

 

Fonte: http://www.marmiteira.com/alimentacao-consciente-hoje-tem-dica-de-app-e-de-curso/

O mundo da alimentação está cheio de “desinformação”: mitos que são propagados sem serem checados; frases soltas saídas de bocas de famosas (que acabam virando verdades absolutas), e, sobretudo, o modismo que acaba colocando as coisas mais simples numa gourmetização desnecessária.

Por outro lado, tem muita gente notando isso e remando contra a maré: tentando trazer INFORMAÇÃO e mostrar que comida boa e saudável é a de verdade, que cabe no bolso e que não é vendida em embalagem com mil promessas de emagrecimento. Comida boa é a que vem de uma cadeia sustentável: boa pro bolso, pras pessoas, pro planeta.

Hoje vou falar de duas iniciativas na área de alimentação consciente. 🙂

Consumo com responsa!

O aplicativo Responsa foi lançado este mês com o objetivo de dar ao usuário a chance de conhecer a origem do que está consumindo.

O app traz um mapa de restaurantes que usam ingredientes orgânicos, feiras que oferecem produtos veganos/orgânicos com preços justos, hortas comunitárias, grupos de consumo responsável e outras experiências de agroecologia e economia solidária.

Responsa App2

O app é gratuito e, por enquanto, somente disponível para usuários de Android. É possível filtrar por tipo de local (restaurante, feira, etc.) ou município, e acessar um banco de dados com mais de 3 mil iniciativas ligadas ao consumo responsável em todo o território nacional.

Outra coisa bacana é que, se estiver com o GPS ligado, o aplicativo alerta ao usuário sobre iniciativas de consumo responsável mais próximas de onde ele estiver.

O Responsa foi desenvolvido pelo Instituto Kairós e a Cooperativa EITA, que também anunciaram em outubro a chegada do Portal do Consumo Responsável.Clica para conferir mais informações sobre o tema!

Responsa App