infosanbas

Informações sobre saneamento básico na palma da mão


Status: versão de testes   |    Cliente: FUNASA e DESA/UFMG  |   Lançamento previsto: setembro de 2018   |   Ferramentas: Metabase e WordPress.

O InfoSanbas é uma plataforma que vem sendo desenvolvida pela Eita no âmbito dos estudos de concepção do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), coordenado pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (DESA/UFMG).

Seu objetivo é simples: facilitar o acesso e visualização de informações relacionadas ao saneamento no Brasil.

Para tal desenvolvemos um sistema que consulta mais de uma dezena de bases de dados abertas para responder perguntas relacionadas ao saneamento básico nos 5.570 municípios brasileiros. Essa primeira versão ainda apresenta alguns dados com recorte nacional.

Informação na palma da mão

O ano é 2019. A professora Daniele Santos é Conselheira Municipal de Saúde em Ribeirão das Neves e convocou sua comunidade para uma roda de conversa com o tema “saneamento e saúde”. A reunião iniciou com o relato do que os participantes vivenciam no bairro. Em seguida Daniela acessou o site www.infosanbas.org.br e na caixa de busca digitou “Ribeirão das Neves”. Na mesma hora, o telão da sala onde acontecia a reunião foi preenchido com mapas e gráficos sobre as condições de saneamento no município. Seu Anastácio ficou impressionado ao saber que o serviço de esgoto não chega nem à metade da população. Leda pergunta se isso também é assim nos municípios vizinhos. Para responder essa questão, Daniele foi ao menu do site, clicou em Regiões Metropolitanas (RM) e em seguida na RMBH. E ali acessou os gráficos e mapas da região e também a comparação entre os municípios. A partir de dados disponibilizados pelo InfoSanBas, diversas questões são respondidas e as propostas da comunidade para o tema puderam ser feitas a partir de um diálogo entre informação científica e vivência local.

Este é um relato ficcional de um caso de uso que ilustra como o InfoSanbas pretende fortalecer as capacidades locais, aprimorar a gestão pública e elevar o empoderamento das(os) cidadãs(ãos) por meio da democratização da informação científica e tecnológica.

Como funciona

Todos os sistemas utilizados são desenvolvidos de forma coletiva em Software Livre. Na  infraestrutura, utilizamos o software MySQL para gestão do Banco de Dados, onde são armazenadas bases públicas e abertas, extraídas de órgãos oficiais como IBGE, Inep, Ibama, Incra, etc. Para tradução dos dados, utilizamos o Metabase, um software Open source de BI (business Intelligence).

A gestão de conteúdo e programação do layout está apoiada no WordPress com adaptações desenvolvidas pela Eita para conexão com o sistema de  BI e de exibição das informações em forma de gráficos (Biblioteca C3JS), mapas (LeafletJS / OpenStreetMaps) e tabelas.

Na versão 1.0 do InfoSanbas existem 2 modelagens de dados: Perfil de municípios brasileiros; 2) Panorama do Brasil.

Atualmente o perfil de municípios responde 13 questões organizadas em 5 eixos: caracterização da população; componentes do saneamento; comunidades tradicionais; condições de saúde; saneamento nas escolas. Além disso exibe um mapa com os limites e áreas das regiões censitárias e três camadas: assentamentos; indígenas; quilombos.

A sessão Panorama Brasil ainda não foi implementada. A proposta é que exiba análises de dados de âmbito nacional. Assim, ao abordar o componente “Abastecimento de água” os gráficos gerados refletem as bases nacionais. O mesmo aconteceria para enfoques, como por exemplo: saneamento em terras indígenas; saneamento em áreas de assentamentos da reforma agrária; etc.

Inspiração

Tem como inspiração experiências de democratização da informação, como o “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil“, que oferece um panorama do desenvolvimento humano e da desigualdade interna dos municípios, estados e regiões metropolitanas.