Somos uma cooperativa de trabalhadoras e trabalhadores e desenvolvemos tecnologias da informação.

Cooperação <3
Partilhamos nosso trabalho e saberes
Alan Tygel
É engenheiro de computação e comunicador popular. Em 2011, redescobriu o sentido da Engenharia com a fundação da EITA. Em 2016 concluiu seu doutorado em Informática na UFRJ, onde trabalhou com processos participativos de desenvolvimento de sistemas e a temática dos dados abertos interligados na perspectiva de uma democracia mais participativa e transparente. Além do trabalho na Cooperativa EITA, contribui com a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
Camilla de Godoi
Especialista em Experiência do Usuário (UX), em 2019 foi acolhida pela EITA para contribuir com novas metodologias de trabalho, levantamento de requisitos e desenho de interfaces gráficas. Em outros momentos profissionais, atuou no desenvolvimento de tecnologias para grandes clientes do mercado corporativo, até encontrar na cooperativa a perspectiva de um trabalho sustentável e positivo. Em Belo Horizonte, integra comunidades e iniciativas que buscam o fortalecimento de mulheres no mercado de tecnologia.
Daniel Tygel
Mestre em física teórica pela Unicamp, enveredou pelos caminhos dos movimentos de extensão comunitária na universidade e então na educação ambiental no sul de Minas Gerais, até se envolver com o movimento de Economia Solidária. Atua no desenvolvimento de soluções em tecnologias da informação voltadas a movimentos sociais, como mapas e protocolos de comunicação no Brasil e no exterior. Foi gerente operativo da RIPESS (Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social Solidária – http://ripess.org). Em Caldas, fundou a Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, e é vereador pelo PT.
Fábio Piovam
Programador, desenvolve sistemas desde 2004, formado em web design pela Universidade Paulista, UNIP.
Trabalhou em diferentes setores do mercado, onde aprimorou capacidades técnicas, ao mesmo tempo que foi assimilando uma perspectiva crítica acerca do mundo do trabalho e da realidade onde vive, no litoral paulista.
Em 2010 conheceu a Rádio da Juventude, ação de comunicação livre e comunitária iniciada pela Juventude Operária Católica em São Vicente/SP.
A JOC lhe aproximou de muitas reflexões, ações e perspectivas relacionadas a educação popular e a economia solidária. No caminhar, outros movimentos, grupos, espaços, tekoa kuery, como a ocupação Vila do Teatro em Santos, foram apresentando outros elementos fundamentais para o processo de “ver, julgar e agir”.
A partir daí passou a vislumbrar a dedicação de suas habilidades em atividades no campo da educação e comunicação popular.
Integrante da Trupe Olho da Rua, grupo de teatro de rua de Santos.
Orgulhosamente acolhido pela EITA em 2019.
Lucas Lago
Graduado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela UFRJ (2019), trabalha com desenvolvimento de software desde de 2017. Já participou de projetos para grandes empresas que vão desde a construção de sites e plataformas web utilizando diversas linguagens como Java, .NET e React, até a criação de modelos preditivos com técnicas de Ciência de Dados implementadas em Python. Na EITA desenvolve o aplicativo Castanhadora para o IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) e no LUME para a ASPTA, atua na frente de sites e lojas criados em WordPress e participa pontualmente dos projetos RIOS e Varal.
Pedro Jatobá
Mestre em Gestão Social e Desenvolvimento de Territórios pela Escola de Administração da UFBA, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Vice-presidente do Instituto Intercidadania e Coordenador de Formação e Articulação do Pontão de Cultura Digital iTEIA. Em 2009 foi bolsista do CNPq na ação Cultura Digital do Ministério da Cultura. Recebeu em 2010 o prêmio Tuxáua – Cultura Viva pelo fomento da tecnologia social da Produtora Cultural Colaborativa na rede nacional de Pontos de Cultura. Integra a EITA desde a fundação do coletivo e atua em atividades de levantamento de requisitos, modelagem de sistemas, relacionamento com parceiros, formação e suporte aos usuários.
Rosana Kirsch
Graduada em Ciências Sociais – Licenciatura na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande e graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Trabalhou como educadora em escolas públicas e em processos formativos e assessoria técnica na economia solidária. Foi secretária executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, coordenadora do Centro Nacional de Formação da Economia Solidária – CFES e do Mumbuca Futuro. Faz parte da EITA desde o início, trabalhando junto ao desenvolvimento das tecnologias e atendendo as demandas administrativas da cooperativa. Vive em São Francisco de Paula/RS, integra a Coletiva Feminista Outras Amélias – Mulheres de Resistência e Luta e o Grupo Araçá de Consumo Responsável.
Vinicius Brand
Vinicius Brand tem graduação e mestrado em informática pela UFPR. Atua na área de sistemas desde 1999, no desenvolvimento tanto de softwares livres como e sistemas empresariais sob medida. Vinicius tem histórico de atuação no movimento cicloativista em Curitiba, é professor de yoga e meditação, e é também pequeno produtor rural, residindo atualmente em Bocaina de Minas/MG. Através da EITA tem participado dos movimentos de Economia Solidária, Consumo Responsável e Agroecologia.
Quer se cooperar?
A participação na EITA se dá pelo trabalho. Um trabalho que incorpora a prática da economia solidária e o apoio aos movimentos sociais populares. Havendo possibilidade de trabalho para novas/os associadas/os, abrimos Chamada Pública e/ou convidamos parceiras/os de trabalho para se integrar à cooperativa. Caso queria conversar sobre isso: coletivo@eita.org.br