21º Encontro Carnal e Assembleia Geral Especial da Cooperativa EITA

integrantes da EITA

Dos dias 4 a 6 de dezembro de 2023 a Cooperativa EITA esteve presencialmente reunida na cidade de Caldas, Minas Gerais, para a realização de mais uma Assembleia Especial Ordinária. Afetivamente apelidada pelas pessoas integrantes da cooperativa como Encontro Carnal, as assembleias, que acontecem duas vezes por ano, são um momento em que nos reunimos para discutir e realizar um balanço dos assuntos financeiros, organizativos e práticos, pertinentes para o trabalho do coletivo durante o próximo período.

Encaminhamentos

Esse ano, a elaboração dos relatórios para análise dos aspectos financeiros e de dedicação das/os integrantes da EITA foi facilitada pelo acúmulo de dados inseridos no Bambirra, um sistema de gestão de orçamentos e retiradas que desenvolvemos e utilizamos desde 2021. As informações analisadas também contribuíram para uma revisão dos nossos processos e expectativas para futuros vínculos de aproximação ou associação junto à cooperativa.

A estabilidade dos nossos processos administrativos e o amadurecimento das nossas práticas de gestão financeira marcaram uma nova e importante etapa para a EITA. Perto de completar 13 anos de cooperativa, esse ano pudemos dedicar um longo período do nosso encontro para o estudo e revisão das nossas metodologias de trabalho, buscando encaminhar melhores práticas para a autogestão e comunicação do nosso coletivo, que agora já conta com o trabalho de doze pessoas associadas. Um dos encaminhamentos das dinâmicas de revisão das nossas metodologias de desenvolvimento, foi a definição de novos padrões o desenvolvimento, versionamento, testes e monitoramento dos códigos e dos servidores utilizados pela cooperativa.

Todas essas melhorias buscam não somente o aprimoramento dos nossos processos internos, como, também, uma melhor documentação e disponibilização das tecnologias em nosso repositório de softwares livres. Os demais encaminhamentos apontaram melhorias para nossas práticas de elaboração de orçamentos, contratos e cerimônias, visando o aprimoramento da nossa comunicação interna e também com nossos clientes e parceiros.

Celebrações

Além das reuniões de trabalho, o Encontro Carnal desse ano celebrou a entrada de três novas pessoas como associadas da Cooperativa EITA: Bianca Rubim, Victor Marchesini e Frederico Guimarães – colegas que já vinham contribuindo com os trabalhos da cooperativa desde o ano passado.

A realização da Carnal no Espaço Rosa dos Ventos, em Caldas (MG), também marcou um momento de celebração do aniversário de Daniel Tygel, um dos membros e fundadores do nosso coletivo.

Nossas homenagens, também prestadas aos associados Pedro Jatobá e Frederico Guimarães, que não puderem estar presentes, além de outras pessoas importantes que atravessam ou atravessaram os nossos trabalhos e militâncias juntos aos movimentos populares.