Pacote Woocommerce para Grupos de Consumo Responsável

A comercialização de produtos agroecológicos, na maior parte das vezes, não acontece através de lojas convencionais. Grupos de Consumo Responsável (GCR), feiras, Comunidades que Suportam Agricultura (CSAs) e outras estratégias são utilizadas devido às peculiaridades que este tipo de comercialização apresenta.

Em particular, podemos citar a prevalência de produtos frescos, a sazonalidade dos produtos, e a opção por circuitos curtos de comercialização como algumas dessas principais características.

Pensando nisso, e à partir da provocação de alguns GCRs, a Cooperativa EITA desenvolveu um conjunto de ferramentas para adaptar o Woocommerce – plugin de WordPress voltado para comercialização – à realidade dos GCRs e afins.

O conjunto é composto por dois plugins:

  • EITA Commerce: este plugin realiza uma série de pequenas adaptações nas lojas Woocommerce. Em especial, ela facilita a criação de vitrines e menus de produtos de diversos/as produtores/as.
  • EITA GCR: realiza a adaptação do Woocommerce para os Grupos de Consumo Responsáveis e afins. Basicamente, implementa o conceito de “Ciclo”, ou seja, o período em que as compras estão abertas. O conjunto de pedidos feitos num ciclo irá compor relatórios específicos para auxiliar o envio de pedido para cada produtor/a e a separação dos produtos na entrega.

Ambos os plugins são livres para o uso e seus repositórios se encontram aqui: https://gitlab.com/eita/eitacommerce, e aqui: https://gitlab.com/eita/eitagcr/. Ambos também estão ainda em versão beta, e ainda serão disponibilizados no repositório oficial do WordPress. Por enquanto, a instalação deve ser feita baixando um arquivo zip dos plugins e subindo eles manualmente no instalador de plugins do WordPress.

Convidamos a todas e todos a conhecer melhor os plugins, utilizar e contribuir.

Agradecemos às nossas parcerias que possibilitaram o desenvolvimento dos plugins: Grupo Araucária Viva (Caldas, MG), Grupo Araçá (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom/RS), Agroecoloja (Recife/PE), Terra Livre (RMPOA/RS), Recanto Orgânico (Poço Fundo/MG), e Rizoma Bem da Terra (Região Sul do RS).

Para baixar os plugins sem ir ao repositório use os botões abaixo:

Deixe um comentário