Software livre para comercialização da economia solidária, agroecologia e reforma agrária

Ainda em 2019, fomos desafiados a construir plataformas que apoiem a comercialização e o consumo da produção de grupos da economia solidária, agroecologia e reforma agrária. Além da necessidade de loja online, também aparecem as demandas de ferramenta para organização de grupos de consumo responsável (GCR) e venda institucional em atacado.

Junto com a funcionalidade de venda de produtos, como loja, GCR ou atacado, também se coloca a necessidade de que a plataforma seja o site da iniciativa. Um espaço para conhecer mais sobre como funciona, quem integra e a proposta política daquele coletivo.

Com uma grande comunidade de desenvolvedoras/es e bastante consolidado, o software livre WordPress tem possibilitado construir junto com os coletivos seus sites de comercialização. Visite os sites desenvolvidos pela EITA e conheça iniciativas coletivas de comercialização que podem abastecer sua casa.

Agroecoloja

A Agroecoloja é um espaço permanente de comercialização da agricultura familiar de base agroecológica. É uma realização da rede Espaço Agroecológico, criadora das primeiras feiras agroecológicas de Pernambuco e que gerencia um rede de feiras no estado.

Essa é a primeira loja, no Recife, criada e gerenciada pelos/as próprios/as agricultores/as. Uma vitória das famílias do campo que ao longo dos anos vêm fazendo esse caminho de diálogo com a cidade.

A Agroecológica funciona Av. José Gonçalves de Medeiros, 95, primeiro andar, no bairro da Madalena, Recife, Pernambuco. Ela funciona de quarta a sexta das 14h às 20h e no sábado das 8h às 14h.

Acesse o site: https://agroecoloja.com.br/

Araucária Viva

O Grupo de Consumo do Núcleo Araucária Viva envolve 7 famílias de agricultores/as de Caldas e Santa Rita de Caldas/ MG com certificação orgânica ou em processo de certificação pelo sistema participativo. No Grupo também são oferecidos produtos orgânicos e não orgânicos caseiros e da região.

O Araucária Viva é fruto de um ano de realização de feiras agroecológicas na cidade de Caldas. Em 2019, o grupo de produtores/as e consumidores/as decidiu criar o grupo de consumo.

Acesse o site: https://araucariaviva.eita.coop.br

Terra Livre

Em outubro de 2008, nasce a Cooperativa Terra Livre, por iniciativa das famílias assentadas da Reforma Agrária do estado do Rio Grande do Sul, organizadas no MST. A sede da Cooperativa está no município de Nova Santa Rita/ RS.

A Terra Livre vem no sentido de apoiar as famílias assentadas a buscarem alternativas produtivas na geração de renda, permitindo a permanência no campo por meio de sua reprodução econômica, social e cultural, numa perspectiva sustentável, em consonância com o meio ambiente e com a natureza que as circunda.

Em 2020, a cooperativa conta com 500 famílias associadas, tanto assentadas quanto de outros setores da agricultura familiar, abrangendo 30 de municípios do Rio Grande do Sul.

A Terra Livre oferece alimentos da reforma agrária que podem ser comprados pelo site com entrega na região metropolitana de Porto Alegre/ RS.

Acesse o site: https://terralivre.coop.br

Grupo Araçá de Consumo Responsável

O contato com as práticas de Economia Solidária e o desejo de criar algo que atendesse as aspirações de cooperação e de abastecimento foram os ingredientes que fomentaram a criação do Araçá, um grupo de consumo responsável, nascido em Novo Hamburgo no ano de 2015 e hoje com raízes em São Leopoldo e Campo Bom/ RS.

Hoje, o Araçá se traduz num espaço coletivo de organização para o abastecimento dos lares da região, com produtoras/es do Vale do Sinos e complemento de itens orgânicos de outros territórios, como erva mate, farinha de trigo, café. Em média, atualmente estão reunidos em torno do coletivo cerca de 50 produtoras/es (coletivos, famílias e individuais) e cerca de 100 famílias consumidoras. Os produtos, que já somam mais de mil itens cadastrados, estão organizados por gêneros de Alimentação, Limpeza, Higiene e Artesanato.

Acesse o site: https://araca.eco.br

Recanto Orgânico

O Recanto Orgânico é a loja virtual que compõe as ações da COOPFAM, de Poço Fundo/ MG.

Em março de 2019 a COOPFAM iniciou a Feira Orgânica COOPFAM. Participavam as agricultoras Flávia, Márcio e Sr. João. Desde março de 2020, com a Pandemia do COVID-19, a feira física foi suspensa e transformada em um Grupo de Consumo Responsável e a partir de março de 2021 no Recanto Orgânico: Alimente-se Bem, Viva Melhor.

Acesse o site: https://recantoorganico.coopfam.com.br

Deixe um comentário