Junto à equipe do Medicina em Debate estamos acompanhando a Pandemia do Coronavirus tanto com as análises nas Redes Sociais, com a produção dos gráficos de monitoramento, quanto com episódios regulares onde debatemos este tema e suas repercussões nos mais diversos cenários. Os dados são fornecidos pelas Secretarias de Saúde dos estados e pelo Ministério da Saúde são coletados e disponibilizados em um dashboard no link a seguir link: https://medicinaemdebate.com.br/dashboard-covid-19-no-brasil-e-no-mundo/
Metodologia do Monitoramento
Acompanhamos e consolidamos os dados oficiais do Ministério da Saúde e os consolidados das Secretarias Estaduais de Saúde, a fim de garantir uma melhor precisão na divulgação dos dados diariamente, pois o encerramento dos Boletins Epidemiológicos do MS e das Secretarias ocorre em horários diferentes.
Plotamos a projeção de 33% de aumento diário de casos que tem sido observada na maioria dos países, a partir de uma análise empírica elaborada por John Burn-Murdoch, data-analista e jornalista de dados do Financial Times (https://www.ft.com/john-burn-murdoch).
Esta projeção de 33% de aumento vem sendo uma das projeções utilizadas pelo Ministério da Saúde, como falado em recente coletiva pelo Secretário Executivo João Gabbardo.
Produzimos abaixo um detalhamento por estado e nacional tanto da evolução do número de casos, número de mortes e da necessidade de leitos de UTI por estado. Pretendemos nas próximas semanas ampliar nossa análise com outros indicadores sensíveis da resposta brasileira a esta crise.
Os dados sobre UTIs vêm do CNES/DataSUS. De acordo com a Rache e al. (2020), o Ministério da Saúde recomenda de 10 a 30 leitos de UTI para cada 100.000 habitantes.
Também deixamos consolidado um comparativo entre países com diferentes trajetórias, onde o leitor possa passar o mouse e acompanhar a trajetória de outros países, se comparando com a Brasileira.
Estamos em processo de produção de cenários de projeções, para além da projeção dos 33%, porém estamos aguardando se definir a nova dinâmica de disponibilidade de exames.
Medicina em Debate
O Medicina em Debate é um podcast sobre medicina, saúde e política traduzidas para o dia-a-dia. Surge a partir da ideia de explorar este formato de mídia que cresce bastante no Brasil para fazer discussões dentro da área médica e da saúde na nossa sociedade. Tem por objetivo atingir profissionais, estudantes, mas também a população em geral que muitas vezes não sabe bem como buscar informações de qualidade.
Não está funcionando