I Seminário ‘Mediação, circulação e organização de saberes’

O Seminário reúne participantes e convidados dos grupos de pesquisa “Culticom”, liderado por Regina Marteleto, e “Ecce Liber”, liderado por Gustavo Saldanha, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O foco que orienta os trabalhos dos dois grupos é a construção do comum e suas mediações informacionais e documentárias, por meio do diálogo entre saberes em espaços e territórios plurais.

Pretende-se abordar e refletir, a partir de perspectivas interinstitucionais e interdisciplinares, a respeito da construção de vias de compartilhamento de saberes nos territórios de vivências e narrativas comunitárias: as experiências de organizações, grupos e coletivos e suas estratégias de enfrentamento em relação à precariedade das condições vida, saúde e trabalho; a construção compartilhada e a apropriação de meios de expressão da identidade e dos coletivos culturais; as mediações das linguagens locais como tecnologias revolucionárias.

Download do programa completo do I MediaCos

A Cooperativa Eita apóia o seminário e participa especialmente da mesa no dia 22 de novembro:

9h45/12h – diálogos 1 – Organização dos saberes, ordinariedade e movimentos sociais

Gustavo Saldanha (IBICT – UNIRIO) | Organização ordinária dos saberes socialmente oprimidos: mais desclassificações onde houver ou não esperança

Bernardo Vaz ( EITA) | Beiras d’Água: memória audiovisual e resistência ontológica dos povos e comunidades do Rio São Francisco

Naira C. Silveira (UNIRIO) | Dialética da autoria: reflexões sobre a representação descritiva Alberto Calil Júnior (UNIRIO) 

 

Organiza ainda as duas sessões de curta-metragens:

9:15 – Sessão de curtas – Beiras d’água | 27 min
Era uma vez um leitão / Argus Filmes / 1 min / 1970
Felicidade / direção: Isabela Izidoro / 10 min / 2017
Nascente / direção Helvécio Marins Jr. / 16 min / 2005

16h30 – Sessão de curtas – Beiras d’água | 30 min
Boi Roubado – Abertura / Sonário do Sertão / 2 min / 2017
História e modos de caçar Xakriabá / Edgar Corrêa Xacriabá / 11 min / 2015
Guinés / Sonário do Sertão / 2 min / 2017
Sweet Karolynne / Ana Bárbara Ramos / 15 min / 2009

Deixe um comentário