EITA na V Feira de Economia Solidária da PUCRS

A Cooperativa EITA participou da quinta edição da Feira de Economia Solidária da PUC/ RS, organizada pela Incubadora Social da universidade, que aconteceu de 08 a 12 de setembro em Porto Alegre.

Nesta edição, a feira contou com a participação de empreendimentos de prestação de serviços que fizeram rodízio num dos estandes: cada dia um grupo diferente apresentou seu trabalho e o primeiro dia foi a EITA que esteve neste estande. Nos dias seguintes estiveram no estande de empreendimentos de prestação de serviços, as cooperativas COOHABRAS, COOPSSOL, ViváMoara e Catarse.

Os empreendimentos de artesanato e confecção também dividiram o espaço da feira: de segunda à quarta estiveram nos estandes a Ewé Aromas da Terra e a EcoRede. Na quinta e sexta-feira, participaram  Ateliê Maria da Conceição, Feira Partenon e Justa Trama. O grupo Pão da Terra participou da feira durante toda a semana.

A EITA teve oportunidade de dialogar com os grupos participantes dos primeiros dias da feira. Foi momento para conhecer o trabalho que realizam e de apresentar o trabalho da nossa cooperativa, como a possibilidade de solicitar ao Fórum Gaúcho um site no Cirandas.net.

A Feira também propiciou o diálogo com visitantes que queriam saber mais sobre o trabalho de tecnologia da informação junto à movimentos sociais. Pudemos conversar com o Instituto Meio Ambiente/ PUC e Econsciência sobre o OBTEIA e conhecer a campanha de reconhecimento das áreas rurais da capital, com integrantes do DCE e do Centro Acadêmico de Ciências Sociais sobre o Proprietários do Brasil abrindo a possibilidade de um debate na universidade.

As produtoras culturais colaborativas foram tema de diálogo com a Incubadora Social da PUC. Com o grupo Ewe Aromas da Terra, também pudemos conversar sobre as articulações da Educação Popular e Saúde, contribuindo para a aproximação deste grupo com esta articulação.

No final do primeiro dia de feira, 08 de setembro, estudantes da disciplina de Empreendedorismo estiveram na feira para fazer uma pesquisa. Conversamos também com a EITA e pudemos apresentar um pouco sobre como nos organizamos e o que fazemos. Como tínhamos no estande uma Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva, produzida pelo OBTEIA, num trabalho conjunto academia e movimentos sociais, presenteamos a turma com o exemplar.

Nos diálogos com a Incubadora Social da PUC, conhecemos mais sobre aspectos importantes para estar numa feira. A ideia é que sistematizemos esta experiência dos grupos de prestação de serviços em feira de economia solidária, buscando os aprendizados e potencializando as feiras e grupos.

A Feira mostrou-se espaço de interconhecimento dos grupos da economia solidária participantes, oportunidade de dialogar com a comunidade universitária sobre outra forma de organização do trabalho e da vida e de refletir, a partir da experiência, sobre o papel das feiras para grupos de prestação de serviços, que tem uma participação diferente neste espaço e que está ainda em construção.

 

 

Fotos: Vivian Andretta e Incubadora Social da PUCRS.

 

Deixe um comentário