Responsa

 Passos rumo ao bem viver individual e coletivo!


Status: versão de testes   |    Parceiro: Instituto Kairós  |   Lançamento: 2016

Baixe o app:

http://e.eita.org.br/appresponsa

SOBRE O RESPONSA

Por meio do Responsa você pode encontrar locais, iniciativas e grupos que adotam e fomentam práticas de responsabilidade na produção e consumo. Há iniciativas da economia solidária, grupos de consumo responsável, iniciativas de agroecologia, centrais de comercialização, pequenos produtores, cooperativas de trabalho, feiras orgânicas, restaurantes com produtos orgânicos, hortas comunitárias em todo o Brasil. Estas iniciativas adotam, em variado grau, práticas de produção e comercialização com respeito e cuidado com o trabalhador e com o meio ambiente.

Você pode também interagir com uma comunidade de pessoas interessadas em adotar práticas de consumo responsável. Sugira iniciativas em sua região, marque encontros, lance desafios e caminhe passos em direção ao bem viver individual e coletivo!

Iniciativa

Criado e desenvolvido em parceria entre o Instituto Kairós e a Cooperativa EITA, o Responsa é totalmente gratuito e permite que consumidores e produtores possam encontrar produtos, serviços e experiências educativas pelo GPS, marcar encontros e indicar novos pontos que ainda não estejam mapeados.

“Queremos que qualquer pessoa possa encontrar, perto de sua casa, escritório, ou até durante uma viagem, um restaurante que utilize ingredientes orgânicos, uma feira ou uma loja na qual possa encontrar produtos agroecológicos. A ideia é estimular a comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar, aproximando produtores e consumidores através de relações que podem ser mais curtas, transparentes e sustentáveis”.

Juliana Gonçalves, coordenadora de projetos do Instituto Kairós.

“Este é o resultado do trabalho intenso de mais de um ano em que aliamos o melhor das tecnologias digitais e design com o refinamento e cruzamento de dados de diferentes fontes, para oferecer uma experiência completa ao usuário. Para garantir que o aplicativo realmente respondesse aos objetivos propostos, dialogamos bastante e contamos com o apoio de várias organizações do setor, tais como o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), a ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), o FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e o FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional)”.

Daniel Tygel, integrante da EITA

Saiba Mais

Portal do Consumo Responsável: http://consumoresponsavel.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/aplicativore…

Instagram: https://www.instagram.com/_responsa

Sound Cloud: https://soundcloud.com/user-589244400

Design: Estúdio Kunga.