Mapa de Feiras Orgânicas

Plataforma colaborativa para facilitar o acesso a alimentos orgânicos e agroecológicos no Brasil


Cliente: IDEC  |   Lançamento: 2017   |   Ferramentas: WordPress

O Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta de busca, idealizada e mantida pelo Idec, com o objetivo de estimular a alimentação saudável em todo o Brasil e mostrar que os produtos orgânicos podem ser mais acessíveis aos consumidores.

Ele está acessível pelo celular ou desktop através do link: https://feirasorganicas.org.br/

Por que um Mapa?

O Mapa visa encurtar o caminho do consumidor até o produtor para ampliar o acesso aos alimentos orgânicos.

Com base em uma pesquisa realizada pelo Idec em 2012, muitos consumidores prefeririam orgânicos se eles fossem mais baratos e se houvesse mais canais de comercialização próximos de suas residências.

Contudo, em uma pesquisa de preço realizada pelo Instituto em 2010, foi constatado que os alimentos orgânicos eram bem mais caros nos supermercados em comparação com as feiras. Mais recentemente, em um levantamento realizado durante todo o ano de 2016, pelo Instituto Terra Mater e o Instituto Kairós, o preço de uma cesta de 17 produtos orgânicos estava, em média, cerca de 50% mais barato nas feiras do que nos supermercados.

Afinal, para que preciso saber disso?

Segundo um relatório do Ministério da Saúde, de 2007 a 2014 foram notificados cerca de 68 mil casos de intoxicação por agrotóxicos no Brasil, o que equivale a 1 intoxicação por hora. Ainda no mesmo período, as vendas de agrotóxicos aumentaram 90% no país, enquanto a área plantada foi ampliada em apenas 19%.

Com isso, a população está sujeita a um risco maior de exposição a partir da contaminação do meio ambiente, da água, dos alimentos e do trabalho no campo.

Dessa forma, precisamos encontrar alternativas de alimentação que não prejudicam a saúde de quem consome e nem de quem produz. E o Mapa tem justamente este propósito: Criar relações mais próximas e saudáveis entre as pessoas (consumidores e agricultores) sem prejudicar o meio ambiente.

Dados Abertos

Os dados das iniciativas cadastrados no mapa de feiras orgânicas do IDEC está disponíveis em formatos de dados abertos. Ao baixar os dados, você deve estar de acordo com a seguinte licença:

O Mapa de Feiras Orgânicas é uma plataforma colaborativa que está sujeita aos termos da licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0, sendo vedada a utilização do material para uso comercial e obrigatória a atribuição de crédito ao Idec quando quaisquer das informações encontradas neste Mapa de Feiras Orgânicas sejam utilizadas por terceiros, devendo ser acompanhada da data de extração das informações do site, tendo em vista a dinamicidade da base de dados. Além disso, não necessariamente todos os locais que comercializam orgânicos diretamente do produtor estão neste Mapa de Feiras Orgânicas.

O Idec realiza uma validação simples das informações inseridas, não verificando qualquer certificação da licitude ou da veracidade das informações incluídas por terceiros.

Acesso aos dados: