Novo aplicativo mapeia restaurantes, feiras e lojas com orgânicos

Fonte: http://www.indicas.com.br/cidadania-v.php?id=&idPost=1258&slug=novo-aplicativo-mapeia-restaurantes,-feiras-e-lojas-com-organicos

Acaba de ser lançado o aplicativo Responsa, que reúne em um só mapa restaurantes que usam ingredientes orgânicos, feiras de produtos orgânicos e veganos, hortas comunitárias e até mesmo grupos de consumo responsável e iniciativas de economia solidária. Inicialmente disponível apenas para Android, o app gratuito foi criado pelo Instituto Kairós e pela Cooperativa EITA para que consumidores e produtores pudessem encontrar produtos, serviços e experiências educativas utilizando a tecnologia do GPS.

“Queremos que qualquer pessoa possa achar, perto de sua casa, escritório, ou até durante uma viagem, um restaurante que utilize ingredientes orgânicos, uma feira ou uma loja na qual possa adquirir produtos agroecológicos”, explica Juliana Gonçalves, coordenadora de projetos do Instituto Kairós. “A ideia é estimular a comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar, aproximando produtores e consumidores através de relações que podem ser mais curtas, transparentes e sustentáveis”.

Em seu lançamento, no dia 13 de outubro, o Responsa já conta em seu banco de dados com mais de três mil iniciativas ligadas ao consumo responsável em todo o país. O aplicativo permite que o usuário filtre as buscas por tipo de local (como restaurante ou feira, por exemplo) e município, e ainda alerta sobre iniciativas de consumo responsável próximas de onde ele estiver.

“Para garantir que o aplicativo realmente respondesse aos objetivos propostos, dialogamos bastante e contamos com o apoio de várias organizações do setor, tais como o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), a ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), o FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e o FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional)”, conta Daniel Tygel, integrante da EITA.

Há, inclusive, um espaço para que as pessoas tenham a chance de compartilhar suas dúvidas e dicas sobre consumo responsável. O objetivo é promover um espaço de diálogo sobre temas como formas de cozinhar com menos desperdício, dicas para economizar água ao fazer faxina, ideias de substituições para quem busca uma alimentação mais saudável, entre outros assuntos.

Deixe um comentário